10.5.08

Juliana Amaral
















Juliana Amaral, 34 anos, é cantora, compositora e atriz.
Em 1998, fez a direção vocal do Sambacoral, grupo formado com meninos e meninas da Associação Beneficente Santa Fé (entidade de reintegração de crianças e jovens moradores de rua), sob direção geral de Luis Felipe Gama, realizando os espetáculos Aos que vão nascer (Projeto Brecht 100 anos, SESC São Paulo) e Um grito (Festival Mundão, SESC São Paulo), nos quais foi solista. Sucessos de público e crítica foram assistidos por centenas de pessoas em mais de 10 cidades paulistas. De 2000 a 2004, Juliana Amaral apresentou o show Homenagem ao Samba, acompanhada por percussionistas do Sambacoral.
Em 1999, foi vencedora na área de música popular do Projeto Nascente (prêmio de incentivo a novos talentos oferecido pela Universidade de São Paulo em parceria com a Editora Abril). Desde aquele mesmo ano foi convidada pelo baterista e percussionista Robertinho Silva para cantar em diversos shows seus em São Paulo, tendo participado do CD Batucajé- Percussão experimental brasileira (2005), da banda homônima formada por ele, Simone Soul, Jadna Zimmermann e Alfredo Bello.
Em 2002 gravou seu primeiro CD, Águas daqui, com direção e produção musical de Luis Felipe Gama e co-produção de Robertinho Silva. O trabalho, lançado pela Lua Discos (São Paulo) recebeu elogios da crítica especializada em todo o país e percorreu o circuito de casas de espetáculos e SESCs de São Paulo.
Em 2006, participou dos projetos Da Malandragem à pilantragem e Gafieira paulista (SESC Pompéia), com a orquestra de gafieira Cometa Gafi, que integra como cantora desde 2002. Em agosto do mesmo ano participou de Marçal, uma dinastia do samba, shows em homenagem à família Marçal realizados pelo SESC Pompéia com Armando Marçal, Moacyr Luz, Wilson das Neves, Wanderley Monteiro, entre outros.
Atualmente, apresenta o espetáculo Entrevista com Stela do Patrocínio (Núcleo do Cientista), ópera mínima com canções de Lincoln Antonio sobre as falas de Stela do Patrocínio, encenada e dirigida por Georgette Fadel. O espetáculo foi registrado em CD, lançado em março de 2007 com o selo da Cooperativa de Música.
Juliana Amaral lançou em setembro de 2007 seu segundo disco, Juliana Samba (Lua Music), com produção de Moacyr Luz. O trabalho foi gravado no Rio de Janeiro com os músicos Paulão 7 Cordas (violão), responsável pelos arranjos e pela direção de estúdio; Carlinhos 7 Cordas (violão); Mauro Diniz (cavaquinho); Marcus Esguleba e Trambique (percussões); Rui Alvim (clarinete); e Marcílio Marques (bandolim).
A turnê Juliana Samba iniciou-se no dia 28 de setembro de 2007 no Teatro do SESC Vila Mariana. O show, realizado com uma banda de músicos paulistanos, conta com a participação especial de Moacyr Luz. A exemplo dos arranjos mínimos e sofisticados do disco, o espetáculo, dirigido por Humberto Pio, foi pensado de maneira integrada entre os artistas envolvidos, com especial atenção à sua linguagem visual – figurinos, cenário e iluminação reduzidos ao essencial.
Atualmente, Juliana está em cartaz com outro espetáculo, samba mínimo, em que se apresenta ao lado do violonista Ruy Weber e do percussionista Samba Sam. No repertório, canções por ela gravadas ao lado de sambas inusitados de compositores contemporâneos ligados ao universo pop.
Além disso, Juliana se apresenta às quintas-feiras, desde 2005, no Ó do Borogodó, tradicional casa noturna de samba e choro na cidade de São Paulo.

0 comentários:

Matriz Brasileira

Copyright