10.5.08

Celso Viáfora

Ingressou no cenário artístico em 1979, participando de festivais e apresentando-se em teatros do Rio e S. Paulo. Nessa época, foi contemplado com o prêmio de Melhor Arranjo no Festival Internacional de Viña del Mar, no Chile, com a música "Grão da terra".
Em 1986, gravou, com César Brunetti e Jean e Paulo Garfunkel, o LP "Trocando figura.
Lançou, em 1991, o LP "Celso Viáfora", registrando suas canções "Altares", "Não vou sair" e "Fruta menina" (c/ Vicente Barreto), entre outras.
Em 1996, gravou o CD "Paixão Candeeira", contendo sete canções próprias e outras sete parcerias com Vicente Barreto.
Em 1999 lançou o CD "Cara do Brasil', contendo composições próprias, e parcerias com Guinga (no choro "Di menor") e com Vicente Barreto. Nesse mesmo ano, apresentou-se no Canecão (RJ) e na casa de shows Tom Brasil. (SP). Em 2000, seu disco "Cara do Brasil" foi relançado pela gravadora Jam Music.
Ainda em 2000, tornou-se parceiro constante de Ivan Lins que gravou, no CD "A cor do pôr-do-sol", quatro parcerias de ambos: a faixa-título, "A cor do pôr-do-sol”; "Emoldurada"; ”Olimpo” e "Nada sem você", essa última assinada também por Ivano Fossatti.
Em 2001, lançou o CD "Basta Um Tambor Bater", com a participação especial de Ivan Lins e do grupo MPB-4, na faixa "Diplomação" (c/ Ivan Lins), e Beth Carvalho, na música "Chora". O disco teve espetáculo dirigido por Túlio Feliciano.
Gravou, em 2003, o CD "Palavra!", contendo composições suas e parcerias com Ivan Lins e Vicente Barreto.
Fez show de lançamento do disco na casa Tom Brasil (SP) e apresentou-se por todo o Brasil, em espetáculo dirigido por Túlio Feliciano que contou com a participação do Barracão dos Sonhos, grupo formado por 10 crianças com idade entre 6 e 16 anos da comunidade de Paraisópolis (SP).
Em 2005, teve seu primeiro trabalho, “A Carreira de Celso Viáfora", lançado no Japão, pela Ward Records.
No final de 2005, lançou o CD "Nossas canções", só com músicas de sua parceria com Ivan Lins, no Japão, pela gravadora Columbia. No início de 2006 o disco chegou ao Brasil, pela gravadora JAM Music com distribuição da EMI Music.
Como compositor, tem músicas gravadas por Fafá de Belém ("Cio baby doll"), Ney Matogrosso ("A cara do Brasil"), Vânia Bastos ("Linda de lua"), Ivan Lins ("Papai Noel de camiseta"), Nilson Chaves ("Não vou sair"), Eduardo Gudin ("Minha cara no espelho"), Nana Caymmi ("Só Prazer"), Jane Duboc ("De alma e corpo" - parceria com Ivan Lins) e Simone ("Atlântida" e "Veneziana" - ambas em parceria com Ivan Lins), entre outros.

0 comentários:

Matriz Brasileira

Copyright